06/09/2011

A sobrancelha ao longo da história

Elas não são apenas mais um mero detalhe no rosto. As sobrancelhas marcam o olhar, equilibram as linhas e expressões e são a moldura do rosto, podendo fazer toda a diferença na harmonia do mesmo.


O formato e estilo das sobrancelhas sofreu grande evolução e, a cada década, alguma alteração é feita. Todo mundo tem sobrancelhas diferentes umas das outras e cada uma pode remeter a determinada época. 

Greta Garbo, Dolores Costello e Marlene Dietrich
Nas duas décadas, as mulheres chegavam a depilar toda a sobrancelha e desenhavam um traço fino apenas com lápis. Essa técnica deixava o olhar bem dramático e era usada no cinema mudo para caracterizar personagens: as mocinhas tinham sobrancelhas curtas e as mulheres fatais as tinham longas e arqueadas.


Rita Hayworth, Joan Crawford e Katherine Hepburn
Nessa época, a moda era sobrancelhas curvas e arredondadas, com o final mais fino que o começo.

Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Anita Ekberg
As sobrancelhas da década eram um pouco mais grossas e tinham formato levantado, dando ar de arrogância e sensualidade. A henna e o lápis eram utilizados para corrigir falhas.

Twiggy, Lucy Ball e Brigitte Bardot.
Relembrando os anos 20 e 30, a sobrancelha da década era raspada e desenhada com traço fino por  lápis. Também podia ser deixado alguns pelos, tingindo-os. O formato era arqueado.  

Farrah Fawcett e Jaclyn Smith
As sobrancelhas eram longas, perfeitamente penteadas e aparadas. Era seguido o desenho natural, sendo retirado o excesso e delineando.

Brooke Shields, Malu Mader e Julia Roberts
A palavra de ordem era naturalidade. Sobrancelhas grossas, expressivas, volumosas e com pelos em excesso marcaram a época.

Cindy Crownford, Madonna e Naomi Campbell
Nos anos 90, as sobrancelhas continuavam naturais, porém com menos pelos. Eram mais finas, curtas e aparadas e, muitas vezes, os pelos eram clareados. 

Penelope Cruz, Gisele Bündchen e Camilla Belle
Dos anos 2000 até os dias de hoje não há uma regra específica para o modelo ideal de sobrancelha. Elas devem seguir a proporção do rosto de cada pessoa, tendo pequenas correções quanto às falhas e mantendo o desenho original.

É claro que cada época teve seu encanto e diferencial, mas a minha preferida é a atual. Afinal, ela é a mais democrática e valoriza todos os tipos de rosto!

Beijos, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário