29/11/2011

Sobre costurar

Há quem pense que costurar é coisa do passado e não dê importância à esse trabalho tão detalhado e delicado. A costura não exige apenas uma boa ideia ou uma boa máquina: é preciso saber um pouco de matemática, saber usar os tecidos certos, ter tempo, paciência e, principalmente, criatividade. Como sempre amei fazer minhas próprias coisas, comecei a me interessar por costura faz uns dois anos e resolvi aprender um pouco dessa arte. Fiz quatro aulas de corte e costura, aprendi um pouco com o meu pai e hoje já tenho meu próprio ateliê e vendo bolsas!


Para quem quer começar no mundo da costura, sugiro que primeiro faça aulas e só depois compre uma máquina. Os cursos disponibilizam máquinas e é uma forma de você saber se gosta ou não de costurar e não gaste dinheiro à toa com uma máquina que não usará. Comecei a costurar muito antes de ganhar a máquina, fazendo as peças à mão mesmo (podem me chamar de louca! dava um trabalhão!). Meu presente de natal do ano passado foi a Elgin JX-4000. Ela tem o essencial: 17 modelos de pontos (incluindo os principais, como ponto reto e vários tipos de zig-zag), caseador, enchedor de bobina automático, braço livre e várias outras coisas. Tudo o que eu preciso!

Alguns materiais são essenciais na hora de costurar:
1. Esquadro; 2. Papel craft; 3. Alfinetes; 4. Agulhas e linhas; 5. Fita métrica; 6. Revistas com cartela de moldes (sugiro a Moda Moldes ou a Manequim); 7. Carretilha; 8. Giz de alfaiate (além da tesoura que esqueci de colocar).

Pra quem quer ir além e não precisar sempre tirar suas medidas, pode comprar um manequim do seu tamanho. Facilita muito!

Dicas são muito bem-vindas quando se é iniciante. Na costura, não poderia ser diferente. Acompanhem algumas dicas muito importantes que separei para vocês:
  • Dicas de costura Singer: nesse linkvocê aprende a fazer aplicação em tecido na máquina, costurar com agulha dupla, pregar botões, casear, franzir costura invisível e pregar elásticos.
  • Moldes de roupas online em dois sites: Manequim e Cortando e Costurando.
  • Dicas em gerais aqui.
  • Aprenda como tirar moldes de revista nesse vídeo:

  • Vídeo aula de costura para iniciantes:

Beijos, beijos.

11 comentários:

  1. Eu tenho uma máquina igual a sua ;) Fiz curso também e gosto de costurar apesar de as costuras ainda não sairem perfeitas e tal. Pra quem quer trabalhar com moda, mesmo que não seja na produção, é super importante ter esses conhecimentos.

    Beijos,
    http://rockmyshoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sim, é super importante! Um dos cursos que pretendo estudar é Design de Moda, então é super importante já ter uma base antes de entrar! (:

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de aprender, pelo menos fazer umas saias coisas assim. Queria fazer um curso pra aprender e ter mais noção maior. Quem sabe o ano que vem eu comece.

    chegadecliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o post, só que eu não tenho a mínima idéia de como aprender a costurar. Qual dica que você dá pra iniciantes? ehueh!

    ResponderExcluir
  5. onde você comprou seu manequim e quanto pagou?

    ResponderExcluir
  6. Então, acho que a forma de começar do zero mesmo é fazendo um curso de Corte e Costura. Comprei na Siana (em Joinville) e com o pedestal paguei 96 reais.

    ResponderExcluir
  7. você pago 96 na maquina e no pedestal?

    ResponderExcluir
  8. @Yasmim Silveira
    Não! Acho que na época foi mais de 300 reais.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá sou estudante de modelagem plana e industrial..."amando" :) sou de SC.
    Bom...achei um tutorial seu da saia godê e vi que estava bem certinho,bem explicado, e vo o restante aqui no seu blog, achei mto legal vou vir aqui mais vezes, e tbm indicarei pras meninas da turma, umas 30...nos divertimos mto nas aulas de costura e depois na de modelagem!!!um bjo e sucesso na sua carreira!

    ResponderExcluir
  10. Custa cara comprar um manequim, sem o pedestal, com minhas medidas?Quanto mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer certinho sem o pedestal, mas no meu completo paguei 100 reais hehe.
      Beijos!

      Excluir