25/01/2012

Para um melhor estudo

Eu sempre fui considerada nerd, "CDF" (isso ainda existe?) ou qualquer outra coisa do gênero. Sou daquelas que tiram notas boas, podem passar horas estudando e ficam tristinhas quando aparece uma nota não tão alta. Isso me incomodava muito na 5ª e 6ª série, mas conforme o tempo foi passando, fui percebendo que são os bons alunos que se dão bem no futuro. 
Se você não foi muito bem na escola ano passado e até pegou recuperação, que tal mudar os hábitos de estudo e, assim, não sofrer tanto para passar de ano e ainda sair de férias mais cedo? Uma dica importante é descobrir qual período do dia você tem mais produtividade e reservar algum tempo desse período para estudar. Acredite: faz muita diferença!
Mas, não é só isso, não! Acompanhem outras sugestões que vão te ajudar a se dar bem na escola:

1. Queira ser uma boa aluna
Isso mesmo! Antes de qualquer outro conselho, você que tem que estar consciente de quão importante é estudar e de que tudo valerá a pena no final. Algum tempo à mais dedicado aos estudos pode render bons frutos no futuro.

2. Não converse muito nas aulas
Eu sei que você está doida pra contar pra suas amigas sobre o último babado ou sobre como foi seu final de semana, mas deixe isso para o recreio ou para o final da aula! Além de entender bem melhor o assunto, isso faz com que os professores percebam seu interesse em aprender e criam uma boa imagem de você!

3. Adquira responsabilidade.
Saiba quais são suas obrigações e as cumpra antes do prazo final. Responsabilidade é uma das maiores e mais importantes virtudes que um estudante deve ter. Se dedique na hora de realizar as tarefas e os trabalhos e, se possível, não deixe para fazê-los um dia antes da entrega.

4. Encontre o ambiente certo para o estudo
Vá para um lugar longe de barulhos, com os recursos necessários  e sem coisas que possam te distrair (como o computador, televisão ou celular). Em assuntos que você não entendeu muito bem e precisa do computador, realize a pesquisa antes e imprima-a, utilizando-a na hora de estudar. Se você for em uma mesa, tire tudo o que não tiver relação com seus estudos e deixe-a bem limpa e organizada. Outro bom lugar para estudar é na sua cama, onde você fica confortável e pode espalhar o material à vontade.

5. Ache o melhor método para estudar (ou "os melhores")
Cada pessoa tem um método mais eficaz para gravar a matéria. Seja fazendo resumos, colocando uma música calma de fundo, lendo mentalmente o assunto e relendo-o em voz alta, realizando exercícios da internet. O importante é que você entenda a matéria, nem que para isso tenha que recorrer a vários métodos!

6. Faça anotações durante a aula
Além do que o professor escreve no quadro, pontos importantes podem ser encontrados também no que ele fala. Chame atenção para o que achar mais relevante, grifando ou escrevendo de outra cor. Mas, resuma ao máximo suas anotações e não passe a aula inteira anotando. Assim, você não se perde no assunto.

7. Vá às aulas de reforço
Aula de reforço não é "aula para alunos burros", como muita gente fala por aí. Elas são, na maioria das vezes, oferecidas gratuitamente pelas escolas e servem para fixar a matéria, refazer exercícios e esclarecer dúvidas.

8. "Estudo antes, festa depois"
Tudo o que é demais é ruim, inclusive estudar. Reserve um tempo para os estudos e se concentre totalmente neles, para depois poder se divertir! Outras pessoas preferem fazer as coisas divertidas primeiro, o que pode não ser nada bom. Quando chegar o fim do dia, você vai estar cansado e com sono e ainda tem muita coisa pra estudar e tarefas para fazer! Então, lembre-se: estude primeiro, se divirta depois. 

P.S.: Dê uma olhada nesse site que mostra programas, sites e apps super úteis para estudantes! 


Beijos, beijos.

6 comentários:

  1. Adorei Bárbara! Estava precisando de dicas como essas. =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Bárbara, devo confessar que pra mim foi o post mais claro e direto, gostei bastante, você escreveu muito bem.
    Sem contar que esse post veio em boa hora, porque esse ano estou decidida a ser uma aluna ótima, não sou um desastre, até me vou bem, mas preciso principalmente me dedicar a matemática porque eu juro que não sei nada.
    Muita obrigada pelo post, beijos e continue assim :)

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente AMEI o seu blog!!! abraços..
    Poor: Leany

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu blog. tem muitas coisas interessantes !!!!!!

    por : malu

    ResponderExcluir