13/01/2012

Vintage x retrô: você sabe a diferença?


Volta e meia ouvimos as pessoas falando sobre os termos vintage e retrô. Eles já foram incorporados à moda e hoje são sinônimos de estilo e comportamento, sendo muito difundidos entre os fashionistas mundo a fora. Que ambos remetem à épocas passadas, isso todo mundo sabe. Mas você conhece a diferença entre eles?


As peças vintage são aquelas bem antigas e que fizeram moda no passado, pegadas diretamente do baú da nossa avó, tia ou mãe. Mesmo possuindo várias décadas, elas continuam em perfeito estado e não sofreram nenhuma releitura. Mas não é qualquer peça antiga que pode ser considerada vintage: precisa-se de pelo menos duas décadas para isso. Peças vintage como roupas, bolsas e sapatos podem ser encontradas em brechós ou em feirinhas de antiguidades.



Já o termo retrô se refere a um relançamento que já foi da moda, com estilo e modelagem de peças dos anos 50, 60, 70... São roupas e acessórios com elementos e inspirados nessa época, como, por exemplo, uma coleção retrô de determinada marca que foi inspirada nos anos 70. Pode-se dizer que essa coleção apresenta características dessa década, mas foi feita nos dias de hoje.


Agora ficou fácil, né?

Beijos, beijos.

2 comentários:

  1. Adorei o post babi !1 Deu para entendermos muito bem a diferença entre eles.
    PS: A cada dia que passa me encanto mais com seus posts. hahah
    Gabrielle.

    http://chanelandvogue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Bárbara! Bem explicadinho. Antes eu não sabia essa tal diferença. Pensava que era a mesma coisa. =D Muito bom!

    ResponderExcluir