30/11/2012

Guia de máquinas de costura

Muitas de vocês sabem que tirei algumas tardes desse último semestre pra me dedicar ao curso de corte e costura. Fiz ele na Fundamas em Joinville e super recomendo para aquelas que querem fazer faculdade de moda ou, como eu, apenas costurar como hobby mesmo. Entrei sabendo o básico e sai de lá conseguindo usar todas as máquinas, fazer vários moldes e tendo feito muitas peças pra mim e pra minha mãe! Com relação às máquinas, confesso que penei um pouco pra me adaptar. Mas, depois, chegava em casa com até três roupas prontas, haha. 
Pra dar um help pra quem tem interesse em fazer algum curso assim, montei esse pequeno guia que explica melhor a função de cada máquina!

Definitivamente, é a máquina tem-que-ter pra qualquer iniciante dessa área. O interessante é comprar uma que tenha um ponto além do reto, como o zig-zag. Eu ainda só tenho esse modelo de máquina, a minha Elgin JX-4000, e ela é um verdadeiro quebra galho se você quiser costurar sem gastar muito com outras máquinas.

A máquina overlock é, basicamente, usada para juntar duas partes de tecido. Por exemplo: frente e trás, ombro com ombro e colocar mangas. Já que as novas têm um preço bem salgado, a dica é comprar uma usada e conferir se está funcionando certinho.



Essa é a máquina pra deixar um acabamento mais bonito em bainhas, como em decotes, mangas e barras de camisetas e saias.


E aí, ficou mais fácil de entender? Logo eu posto aqui todas as peças que eu fiz no curso! (:

Beijos, beijos.

9 comentários:

  1. Super legal Baa , (hahaha olha a intimidade),enfim estava pensando mesmo em fazer um curso de corte e costura . Parece bom mesmo !

    ResponderExcluir
  2. Barbara, queria saber se você indica as máquinas portáteis, como por exemplo, a Elgin Bella Portátil.Eu quero ( e muito !) uma máquina, mas com funções básicas, já que vou aprender sozinha, já que por aqui não tem curso :'(
    Myla D.

    ResponderExcluir
  3. qual o modelo da sua maquina???

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Post, mas Bárbara, quanto custa uma maquina dessas de Overlock?

    ResponderExcluir
  5. Conheci seu blog ontem procurando tutorial de saia godê no youtube, quando percebi vi todas as paginas do seu blog. Amei mesmo!
    Amo fotografia, moda, esmaltes... e costurar. Ganhei minha maquina no começo desse ano, felicidade maior não tem.. Eu nunca fiz um curso, quero muito fazer, aprendi a fazer algumas peças sozinha mesmo..
    Já favoritei seu blog para visita-lo sempre!

    Também tenho um blog e comecei a colocar algumas DIY de costura agora..

    http://tabomentaoquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. adorei o post! conheci o blog uns meses atras e fiquei surpresa com como costurar e beeem mais facil do q eu pensava!!

    ResponderExcluir
  7. Posso te contar uma coisa? Tenho uma Singer portátil, uma vontade enorme de aprender a costuras, mas até hj não sai nada disso tudo.

    ResponderExcluir
  8. Posso te contar uma coisa? Tenho uma máquina Singer portátil, vontade de aprender costurar, mas até hj toda essa vontade não adiantou de nada.

    ResponderExcluir