12/10/2014

Sobre o estilo normcore



Se eu pudesse descrever a moda em três palavras, seriam essas: deliciosa, engraçada e contraditória. Todos os anos, nos deparamos e ficamos de olho em zilhões de desfiles, que geram tendências e que movimentam o mercado consumidor. Mas, depois de um tempo, a novidade já não é mais novidade e aquela trend (que você jurou combinar perfeitamente com seu estilo) é usada por metade das pessoas da sua cidade. Aquele desejo de se destacar, de se sentir mais "in" que os outros, então, acaba. Até que apareça uma nova tendência e o ciclo recomeçar.

Em meio a toda essa overdose de informações, surgem grupos que pregam o "antimoda" e se vestem "sem ligar para a moda". O primeiro grupo a fazer isso foram os hippies, lá nos anos 60/70. Porém, depois de um tempo, apareceram estilistas que se apropriaram desse discurso e pá: virou tendência.
Mais recentemente, surgiram os hipsters. Eles buscavam aquela coisa "non-mainstream" (fora do comum), através de estilos de vida alternativos, para se diferenciar da massa. No final? Todo mundo era hipster, acabando com aquela ideologia inicial (a Folha de São Paulo fez uma matéria sobre isso, vale a pena ler - e concordar, ou não, com ela).

Agora, uma nova maneira de se vestir vem se tornando febre no mundo da moda: o estilo normcore.
"Keep it simple" (mantenha simples) é o lema desse movimento fashion, que tem como princípio a ideia de usar o básico, o convencional, prezando pelo conforto e "ligando o f***-se" para a opinião alheia. Mas, não demorou muito pra que essa "repulsa" pela moda virasse - pra variar - hit entre famosos e fashionistas. Assim, mais uma vez, se tornou modinha não gostar de usar modinha/não querer ser mais um alienado na sociedade.  

E não estou criticando, não! Eu curto bastante o estilo e até já tô aderindo a looks mais neutros (pra parecer mais "madura", inclusive kkk), mas o que eu a-bo-mi-no é quem se acha superior por usar tal coisa ou por ser um dos primeiros a descobrir outra. 

(polêmicas a parte, continuemos o post hehe)

Bom, aí você se pergunta: mas o que uma pessoa que curte visuais normcore usa? Como o conforto vem em primeiro lugar e a ideia é não chamar a atenção, o estilo conta com peças oversized, cores neutras (sem estampas, de preferência), sapatos baixos (como tênis e birkenstock), jeans estilo anos 80/90, moletom, camisetas básicas, gola rolê, calça de cintura alta, casacos amarrados na cintura, cortes retos, etc. Tudo a favor do clássico "menos é mais".






Simmm, os personagens de "Friends" também entram nessa trend! Tudo porquê o normcore tem uma carinha nostálgica dos anos 90, década em que o "street style" e o minimalismo ganharam força. Vestir uma calça jeans com camiseta branca era super aceito e se tornou o visual do dia a dia.







Se vocês quiserem ver mais inspirações do estilo normcore, é só digitar "Olsen normcore" no Google (musas s2).

E aí, meninas, curtem/usam o normcore? Ou acham o estilo "sem graça"?


Um comentário:

  1. Sempre tento adaptar as trends nesse estilo, porque sempre prezo pelo confortável. Adoro!

    ResponderExcluir