22/10/2015

Como organizar seu tempo?


fonte da imagem: Etsy


Oláaa, gente! O post de hoje é um pouquinho diferente do que eu costumo ~postar~, porque ele não trata de moda, beleza, tutoriais e essas coisas que vocês acompanham por aqui. Recebi, recentemente, uma sugestão de tema feito por uma leitora através do e-mail do blog (aliás, adoro conversar com vocês por lá! O e-mail é blog@barbarakohls.com), pedindo pra que eu falasse sobre como eu organizo minha vida entre faculdade e atividades extracurriculares. Eu adorei essa sugestão porque, apesar de não ser expert no assunto e penar de vez em quando com questões de agenda, acabei aprendendo com os anos formas simples, mas muuuito úteis de organização para facilitar a vida! 

Vamos ver quais são essas formas?



1. Escreva suas tarefas numa agenda
Ok, no início pode ser complicado criar a rotina de escrever numa agenda, mas vocês vão ver que resolve muuuuito a vida de quem fica viajando na maionese e não consegue decidir que tarefa fazer primeiro (sou dessas kkk). O que eu faço é já no final de semana elaborar todo meu cronograma dos próximos 5 dias (ou mais), com base naquilo que eu já tenho certeza que vou fazer durante a semana. Claro que imprevistos acontecem e é por isso que ter uma agenda é essencial - por exemplo, se você tiver que ir ao banco na segunda-feira, é legal consultar seu cronograma e tentar encaixar um horário para isso. Assim, você não atrasa todos os seus próximos compromissos!
Se você não se acostumar a anotar as atividades num papel, existem vários outros métodos, como o de fazer um quadrinho semanal e ir colando os afazeres com post-it, entre outros. 


2. Estabeleça prioridades
Esse é um dos meus maiores desafios com relação à administração de tempo, porque parece que eu tenho mais coisas para fazer do que horas no dia (bem que um dia podia ter sei lá, 30 horas...). De repente, aparecem zilhões de eventos legais no Facebook, mas o problema é que todos são exatamente no mesmo dia (quem nunca?) e acaba, por exemplo, que uma palestra super incrível conflita com o horário da sua natação. Nesses casos, é sempre aconselhável analisar qual situação vai trazer mais benefícios pra você (e pra alguém que você se importa, caso tenha combinado de ir a um churrasco do namorado da sua amiga e não quer deixá-la "sozinha" nessa situação kkk). Se você nunca falta na natação, que tal dar uma chance para a palestra, sabendo que o tema te interessa muito?? Ou ir ao churrasco com a sua amiga e ter a chance de conhecer pessoas legais ao invés de ficar à toa vendo TV?? Essa questão de analisar prioridades também está relacionado a sua agenda - você pode estabelecer essas prioridades já na hora de montar seu cronograma, evitando dúvidas mais adiante.


3. Acordar ou ir dormir uma hora mais cedo pode ser uma boa
Sabe aquele dia que você tem tanta coisa pra resolver que espera que ele não chegue nunca?? haha. Ao invés de tomar o café da manhã apressada ou vestir a primeira roupa que vê pela frente, que tal tentar acordar um pouquinho mais cedo e fazer as coisas com calma? (eu mesma tenho horror a fazer alguma coisa sob pressão, nhé!). Ou, também, ir dormir mais cedo, deixando as redes sociais de lado e focando num sono tranquilo? Não é fácil colocar essas atitudes em prática, mas, com o tempo, o resultado compensa muito! 


4. Crie metas semestrais ou anuais
Sou suspeita pra falar desse item, porque amooooo fazer aquelas listinhas de metas a cada semestre/ano que passa kkk (com a esperança de conseguir realizar todas, ilusão... #umdiaeuchegolá). Essa questão de metas tem a ver com a organização de tempo no sentido de que você terá que fazer escolhas com relação a estudos, hobbies, trabalho e atividades extracurriculares (ressaltando, de novo, a minha indignação de um dia não ter mil horas...). Assim, se você conseguir um estágio na parte da manhã, sabe que a academia vai ter que ser feita de noite. Ou, se decidiu fazer um curso de piano três vezes na semana, os horários para tirar a carteira de motorista terão que ser encaixados em outro período, e por aí vai. O importante, também, é analisar seu momento de vida, as atividades que te trazem felicidade e o que você quer para o futuro (se quer falar outro idioma, ter experiência profissional na área que gosta, aprender a cozinhar bem por meio de um curso, etc).


5. Adiante tarefas
Para finalizar, talvez o item mais ignorado sempre por todos nós: adiantar tarefas. Sim, fazer um trabalho que vai demorar um mês para ser entregue pode não ser tão interessante, mas, pensando a longo prazo, há a possibilidade de que ele seja para o final do semestre e você já tenha outros mil trabalhos com a mesma data de entrega (e isso acontece muuuuito!). Por isso, é melhor ir fazendo as coisas "em parcelas" do que se estressar horrores mais tarde!


E, por fim, talvez a dica mais importante seja: tenha uma rotina feliz! 
De nada adianta montar zilhões de planilhas, pensar nas mil atividades diárias e esquecer de reservar um tempo pra você! Seja no final de semana ou no fim do dia, se permita alguns momentos relax. Faça hidratação caseira no cabelo, reveja aquela comédia romântica que você adora ou saia para curtir com os amigos. Afinal, você é a pessoa mais importante da sua vida (: 



E aí, gente, gostaram das dicas? Vocês já faziam alguns desses "métodos" de organização?

Um comentário:

  1. Ebaa! Pedido atendido com sucesso! Ajudou muito hahaha

    Valeu Bah, adorei!!
    Beijos <3

    ResponderExcluir